segunda-feira, 28 de outubro de 2019
Cartunista lança livro sobre
a queda do Muro de Berlim e o fim do comunismo na Tchecoslováquia
a queda do Muro de Berlim e o fim do comunismo na Tchecoslováquia
Após acompanhar na avenida Paulista os protestos que levaram ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, o jornalista e cartunista Cláudio de Oliveira nos transporta às manifestações que derrubaram o regime comunista na então Tchecoslováquia.
Estudante da Escola Superior de Artes Industriais de Praga entre 1989 e 1992, ele testemunhou a Revolução de Veludo, bem como a transição do país de uma economia estatal para uma economia de mercado.
Atento aos acontecimentos, o jornalista relata a vitória eleitoral do sindicato Solidariedade e a eleição de Lech Walesa na vizinha Polônia, a queda do Muro de Berlim, a unificação da Alemanha, a tentativa de golpe de Estado contra o líder soviético Mikhail Gorbatchev e a dissolução da União Soviética.
Suas reflexões não se resumem aos acontecimentos de então. O livro faz um panorama histórico da Tchecoslováquia desde sua fundação, em 1918, quando a partir de então o país foi governado por um coligação penta-partidária encabeçada pelo Partido Social Democrata.
Relata a imposição por Josef Stálin do modelo autoritário do socialismo soviético nos países da Europa Oriental após a II Guerra Mundial.
Sem pretender fazer uma profunda análise histórica, econômica e sociológica, suas reflexões são apontamentos importantes para o debate de duas experiências históricas no campo da esquerda: o movimento comunista e a socialdemocracia.
Apesar de passados 30 anos da queda do Muro de Berlim e do colapso do socialismo real, o livro traz reflexões de grande atualidade, especialmente para os leitores que se identificam com um projeto democrático de reforma social para o Brasil.
ERA UMA VEZ EM PRAGA
Um brasileiro na Revolução de Veludo
Também do autor:
LENIN, MARTOV, A REVOLUÇÃO RUSSA E O BRASIL
E-book de quadrinhos para ajudar cartunista potiguar
Está disponível na Amazon o e-book “Em Quadrinhos na Maturí”, cujos royalties irão ajudar o jornalista, quadrinista e cartunista Emanoel Amaral em seu tratamento oncológico.
Emanoel é fundador do Grupehq, o Grupo de Pesquisa de História em Quadrinhos criado em 1971, e autor do Super-Cupim, personagem que fez sucesso no suplemento dominical de quadrinhos do jornal natalense O Poti.
Moacyr Cirne, estudioso da chamada nona arte, destacou o Super-Cupim pela inovação no uso de metalinguagem e pela sátira aos super-heróis norte-americanos, numa crítica pioneira à Guerra do Vietnã.
O e-book “Em Quadrinhos na Maturí” é uma seleção de histórias em quadrinhos do jornalista e cartunista Cláudio de Oliveira preparadas para a Maturí, revista de quadrinhos circulou em Natal, editada pelo Grupehq.
Alguns trabalhos foram publicados, outros são inéditos. O e-book traz ainda textos sobre a revista, que teve entre seus colaboradores o cartunista Henfil.
EM QUADRINHOS NA MATURÍ
117 páginas
R$ 19,52
À venda em
Coleção Humor
5- Pau e Circo
da Era Lula
1 - Como estou dirigindo?
Traz o primeiro governo da presidente Dilma Rousseff.
2- Mensalão, rir pra não chorar
3- Humor do Impeachment
4- O Cara e a Coroa
Seleção de charges sobre o governo Lula e a eleição de Dilma.
5- Pau e Circo
Faz a crítica das relações fisiológicas entre governo e Congresso.
6- Dura Lex no Tríplex
Os melhores cartuns sobre a Lava Jato.
7- Temeridades
O humor da crise com charges sobre o governo de Michel Temer.
Coleção Humor da Resistência
1 - Ditadura Nunca Mais
Charges do fracasso econômico do regime militar - 1977/1985
2 - Diretas Sempre
Charges da resistência democrática e das Diretas Já - 1977/1985
3- Constituinte livre e soberana
Charges de Assembleia Constituinte de 1987/1988.
Assinar:
Postagens (Atom)